duvidascrftoeleiçõesarteSou obrigado a votar?



Sim. Todos os farmacêuticos inscritos no CRF/TO devem votar. Só a liberação para os profissionais maiores de 70 anos, os declarantes incapazes, enfermos e aqueles que receberam liberação do conselho para não votar.



Quais farmacêuticos não podem votar?



Os farmacêuticos militares (art. 4º Lei 6.681/79); com inscrição secundária.;  inadimplentes e suspensos não poderão exercer o poder de voto.



Quando acontecem as eleições?



A votação será realizada dás 12h do dia 08 de novembro até as 12h do dia 10 de novembro. Os farmacêuticos deverão votar pela  Internet, no site www.votafarmaceutico.org.br, mediante senha individual e intransferível que receberá pelos correios.



Como o farmacêutico terá acesso a esta senha?



Primeiro o profissional deverá receber uma senha provisória pelos correios que deve chegar até 30 dias antes da votação. Mas pra isso, os farmacêuticos precisam estar regulares perante o CRF/TO e com todos os dados cadastrais atualizados.



Meu nome não consta no CRF/TO. O que faço?



Confira se você realmente está inscrito no CRF/TO. Depois verifique se há problemas ou débitos nele com a tesouraria do conselho.



Não recebi a carta com a senha para votação? O que faço?



O farmacêutico em situação regular no CRF/TO e cadastrado pode recuperar a senha por meio do site: www.votafarmaceutico.org.br  . Lá tem a opção recuperar senha, preencha os dados e receba uma nova senha pelo e-mail cadastrado.



É permitido alterar endereço pelo CFF?



Não. Isso só pode ser feito no CRF/TO que tem a responsabilidade de resguardar os dados.



Não consigo trocar minha senha provisória pela nova, o que faço?



Neste caso é só entrar em contato via chat disponível no site "www.votafarmaceutico.org.br".



Como recupero minha senha? E-mail ou telefone?



Somente por e-mail, desde que ele conste na base de dados do CRF/TO.



Minha carta foi devolvida o que vai acontecer?



O acesso a elas se dará após as eleições.



Preciso justificar minha ausência nas eleições?



O formulário de justificativa estará disponível no site www.votafarmaceutico.org.br de 11 de novembro de 2017 a 10 de janeiro de 2018 e os documentos serão avaliados via plenária do CRF/TO.



O que acontece se eu não votar e também não justificar a ausência?



Você poderá pagar multa de 50% do valor da anuidade do exercício da profissão (art. 7º § 2 da Resolução 604/14 – Regulamento Eleitoral).



Não tenho acesso a internet. Como faço pra votar?



O farmacêutico poderá votar de qualquer aparelho conectado a internet. Mas caso isso, não seja possível o CRF/TO deixará um computador disponível para o eleitor durante todo o período de eleição, dentro do horário de funcionamento do mesmo.



Minha inscrição ainda é provisória, posso votar?



Sim, desde que esteja sem débito e não tenha vencido.



Quero segunda via do comprovante de votação, o que devo fazer?



Basta, depois das eleições, acessar a opção segunda via no site de votação e fornecer a mesma senha utilizada pra votar.

 

Ascom CRF/TO